domingo, 18 de setembro de 2011

Dinâmica: Jo 15:8!

DINÂMICA: “Pelos frutos, conhecemos a árvore!” João 15:8
Você pode utilizar essa dinâmica após fazer um estudo sobre “Conhecendo a árvore pelos seus frutos!” baseados nos textos bíblicos de: João 15; Mateus 7:16 ao 21 e Gálatas 5:22 ao 25.

COMO FAZER:
Faça duas árvores, você pode escolher qualquer material que desejar, geralmente uso cartolinas e papel madeira. Ponha nelas frutos, que podem ser chocolates, cole-os nas árvores e junto de cada fruto uma folhinha onde estará escrito sobre aquele fruto, se é ruim ou é bom.
Quando os alunos já tiverem escolhido e “colhido” cada um o seu “fruto”, devem ler o que está escrito sobre ele, então o adolescente dirá se aquele é um bom fruto ou um fruto ruim; se for bom, ele pode ficar com o chocolate e dividir o fruto bom com as pessoas em sua volta, mas se for um fruto ruim, deve ser lançado fora.
Ponha um lixeiro no meio da sala para eles lançarem fora os frutos ruins. Devem também ser lançados fora aqueles em que estiverem escrito “Não produz fruto nenhum!”.
Sempre que faço essa dinâmica tenho ótimos resultados na reflexão com os adolescentes, alguns têm dificuldades em jogar fora o chocolate, e até querem pegar depois da dinâmica, mas você deve interagir à medida que observa cada reação, mostre como os frutos ruins às vezes são difíceis de ser deixados, e que precisa de uma renúncia, de esforço, e disciplina, exatamente pela consciência de que aquilo que se pratica não trará bons resultados para vida deles.
Reflexão:
Cristo é quem produz em nós os bons frutos, quanto mais mantemos comunhão e intimidade com Ele, mas dele refletiremos. O modo de pensar, falar, agir, sentir, enfim, em todas as áreas de nossas vidas devemos refletir a Jesus. Somos enxertados em Cristo e dele nos alimentamos, para sua glória e louvor damos testemunho daquilo que cremos! Que frutos você tem produzido em seus relacionamentos e sua maneira de viver?
Como andam seus pensamentos?
Suas palavras são agradáveis e edificam os outros?
Você é honesto no tratar com as pessoas?
Sua palavra é confiável?
Como lida com seus pais?
Sabe escolher boas amizades?
E o que você tem visto e ouvido? como anda sua visão e audição?
etc

Você pode utilizar em seu estudo o quadro ilustrado “Pelo fruto, conhecemos a árvore!” João 15:8, faça um cartaz grande ou use o datashow  para expor na sala e peça que eles leiam as referências expondo depois o que compreenderam, discutam sobre os ensinamentos dos textos bíblicos e suas aplicações na vida prática cristã. Veja o quadro ilustrado em  http://ministerio-c-adolescentes.blogspot.com/2011/09/pelo-fruto-conhecemos-arvore-joao-158.html

OBS.: Você também pode utilizar essa dinâmica para evangelizar, refletindo sobre a nova vida em Cristo - o que muda quando somos "enxertados nEle?!"


2 comentários:

  1. Olá,
    Gostei muito da dinâmica, vou aplicá-la adaptando-a aos meus evangelizando de sete anos.
    Jesus os inspire e iluminem

    ResponderExcluir
  2. Amém Simone! :) Deus abençoe sua vida e ministério, abraço, Janaína Costa.

    ResponderExcluir